Postado em: por Lanhi Advogados

INSS convocará 66,6 mil aposentados por invalidez para revisão dos benefícios em SC

Desde sexta-feira, o Ministério do Desenvolvimento Social começou a enviar correspondência para aposentados por invalidez para se apresentarem a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e passar por nova perícia. No total, serão convocados 66.637 catarinenses nesta nova etapa.

Em Santa Catarina, já foram enviadas cartas para 2.025 beneficiários. Estão sendo chamadas pessoas com menos 60 anos e que estão há mais de 2 anos sem revisão do benefício. O Ministério do Desenvolvimento Social informa que a convocação será por etapas, de acordo com o cronograma de cada agência.

Caso tenha sido convocado, o beneficiário deverá entrar em contato com a central de atendimento ligando para o número 135 para confirmar uma data de agendamento da perícia.

No dia marcado, deverá apresentar documentação médica que justifique o recebimento do benefício, como atestados, laudos, receitas e exames. No caso de não atendimento à convocação ou de não comparecimento na data agendada, o auxílio pode ser suspenso até o comparecimento do interessado.

13,7 mil catarinenses que recebiam auxílio-doença tiveram que voltar ao trabalho

Desde que o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade foi implantado, 13,7 mil catarinenses que recebiam auxílio-doença tiveram que voltar ao trabalho. Até o dia 4 de agosto, data do último balanço, tinham sido realizadas 14.474 perícias. Desse total, 83%, ou 12.082 benefícios foram cancelados.

A ausência de convocados levou ao cancelamento de outros 1.675 benefícios. Além disso, 1.767 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez, 148 em auxílio-acidente, 65 em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% no valor do benefício e 412 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional. No estado, 28.076 benefícios de auxílio-doença serão revisados. A economia anual estimada até agora é de R$ 214,8 milhões.

Como funciona a revisão dos benefícios

Como serei avisado?
Aposentados por invalidez e beneficiários de auxílio-doença que estão há mais de dois anos sem perícia serão convocados por meio de carta com aviso de recebimento. Aqueles que não receberão carta, podem ter problemas no endereço cadastrado no sistema. Pelo telefone 135, é possível atualizar os dados para evitar transtornos.

O que faço para agendar a perícia?
Assim que receber a convocação, o beneficiário terá cinco dias para agendar a perícia. O agendamento deverá ser feito pelo telefone 135, da Previdência Social. A ligação de telefone fixo é gratuita e a de celular tem custo de ligação local. O segurado não precisa procurar o INSS antes da convocação.

Que documentos devo levar na perícia?
O beneficiário deverá levar seus documentos pessoais, como RG e CPF, e toda a documentação médica como atestados, laudos, receitas e exames.

E se eu faltar?
Quem não atender a convocação ou não comparecer na data agendada terá o benefício suspenso até regularizar a situação.

Fonte: Diário Catarinense

Voltar